Bate Papo UOL - 16/09/2008
Bate-papo com Juliana Bussab
BATE-PAPO COM Juliana Bussab - 16/09/2008 às 17h00
Fundadora do site www.adoteumgatinho.org.br ao lado de Susan Yamamoto, Juliana conversa sobre a ONG que tem o objetivo de cuidar e colocar para adoção gatos abandonados pela cidade. Saiba mais detalhes sobre o projeto que já tirou mais de 2200 gatos das ruas, descubra como ajudar e tire dúvidas de como criar seu bichinho da melhor maneira.
- Visite o site "Adote um Gatinho"
- Blog com as novidades da ONG
- Saiba mais sobre gatos
- Navegue por UOL Bichos
Participaram do Bate-papo 525 pessoas
(05:19:29) carola: oi juliana, como surgiu a ONG?
(05:22:14) Juliana Bussab: carola, eu e a Susan nos conhecemos em um projeto de mutirão de castração e conversamos sobre os gatinhos chegamos a conclusão de que era melhor fazer um site para doar os gatinhos que recolhíamos em nossas casas, era uma coisa bem amadora. Aí a Susan montou a página e este site foi para o ar em 2003. Durou cinco anos para transformar o Adote Um Gatinho em ONG. O site começou a crescer e não tínhamos mais controle de tanto trabalho então resolvemos transformar em ONG para agregar voluntários e dividir tarefas. Conseguimos juntar a papelada em setembro do ano passado e virou ONG. Isto ajuda muito, pois passamos a ser mais respeitados. Pudemos cadastrar os voluntários e fazer uma coisa mais organizada. Na parte de arrecadação ainda não deu resultado, mas isto se deve ao pouco tempo como ONG.
(05:23:43) Juliana Bussab: A sede do Adote Um Gatinho fica na Barra Funda, mas é um lugar um pouco improvisado. Nós precisamos de um lugar para colocar os "encalhados", aqueles que demoram mais para serem adotados. Temos 39 voluntários hoje. No abrigo tem 40 gatos. As voluntárias tiraram os mais adoentados. Na casa da Susan tem 34 e em nossa veterinária tem mais uns 18 ou 20.
(05:24:24) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:20:29) Nice: Por que vocês são tão exigentes com as pessoas que querem adotar os gatinhos ?
(05:26:03) Juliana Bussab: Nice, nestes cinco anos com o Adote Um Gatinho já passamos por tanta coisa que passamos a não confiar tanto nos que as pessoas falam. Várias vezes doamos gatos achando que estava tudo certo. Para adotar um gato tem que ter várias coisas, mas passamos por momentos ruins ao ver, por exemplo, gatinhos caíram da janela. Nós fazemos todos os cuidados necessários e queremos que as pessoas dêem o mesmo tipo de vida que estávamos dando a eles. Então tem que ter veterinário, vacinar, ter rede de proteção nas janelas etc. Nós fazemos todas as perguntas possíveis para doar.
(05:21:43) Oaxiac Odéz: Vc acha que a castração é um procedimento correto com o animal? Não existe um método contraceptivo menos radical?
(05:27:49) Juliana Bussab: Oaxiac Odéz, fora a castração, o único método contraceptivo seria as fêmeas tomar pílulas, mas este remédio dá câncer, tumor nas mamas das gatinhas, isto foi comprovado cientificamente. Então o melhor método é a castração. Sem isso os gatinhos nascem e as pessoas jogam as ninhadas nas ruas. Um profissional não leva meia hora para fazer uma cirurgia de castração e não tem nenhum caso em que isto fez mal a eles. Tem que castrar.
(05:39:27) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:24:46) Anita: a castração segura o animal dentro de casa?
(05:28:38) Juliana Bussab: Anita, gato que não é castrado quer ir para a rua. Se ele for castrado depois de adulto e se estiver acostumado a ir para a rua continuará querendo, não poderemos mudar todos os seus hábitos, mas ele começará a ficar mais caseiro.
(05:29:42) Juliana Bussab: Nós trabalhamos, temos empregos, por isso geralmente fazemos a vistoria nas casas a noite e de sábados e domingos. Mas vistoriamos todas as casas antes de doar.
(05:25:37) gatinha10: quero adotar um dos gatinhos do projeto. Como faço?
(05:24:46) Minguita: Como devo agir a fim de adotar um gato?
(05:31:30) Juliana Bussab: Minguita, tem que entrar no site (www.adoteumgatinho.org.br) e escolher o gatinho. Depois clicará em "Saiba mais sobre mim" onde explicaremos tudo o que pode e não pode fazer. Tem que se encaixar no perfil, aí abrirá um questionário onde nós faremos mais algumas perguntas. Este questionário vem para mim ou para quem estiver cuidando do gatinho como alguma voluntária. No prazo de uma semana nós respondemos. Se não aprovarmos uma doação mandaremos um e-mail personalizado indicando outros lugares de adoção. Mas tentamos analisar cada adotante do melhor jeito possível.
(05:42:18) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:33:32) Juliana Bussab: Não é toda adoção que dá certo, se a pessoa adotou e se de repente o gato não aceitou a casa nova e a pessoa nos liga pedindo para trazer de volta para tentar outro gatinho ou mesmo em caso de as pessoas descobrirem que tem alergia a gatos, não tem problema devolver desde que devolva. É melhor o gatinho voltar para nós do que ser jogado na rua.
(05:25:54) Oaxiac Odéz: Quais são os principais cuidados quem um gato requer?
(05:35:07) Juliana Bussab: Oaxiac Odéz, primeiramente é a segurança, a casa tem que ser muito segura. A casa tem que ser toda fechada, a prova de fugas e em caso de apartamentos tem que ter tela em todas as janelas. Também tem que ter condições de criar o gato, para o caso de ter levar a um veterinário. Também tem que dar ração de boa qualidade.
(05:25:57) Oaxiac Odéz: É verdade que os gatos não ligam muito para seus donos tendo uma total independência emocional?
(05:36:22) Juliana Bussab: Oaxiac Odéz, eles são muito independentes ao mesmo tempo em que são dependentes. Ele é independente com relação aos cuidados. Quando o dono sai, ele se vira sozinho e quando o dono fica em casa ele quer ficar com ele. Eles são muito carinhosos, amorosos. Quem acha que gato não é carinhoso com o dono é porque não teve gato.
(05:43:33) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:25:54) Minguita: Luiza Mell, foi demitida da Rede TV! terminando assim seu "Late Show". Já tivemos o "Tv Animal" com o Gugo Liberato e a Angélica. Faz muita falta um programa desses no ar. Tem algum projeto de algum programa televisivo?
(05:37:49) Juliana Bussab: Minguita, nunca pensamos nisso. Mas realmente faz falta um programa que tenha chance de mostrar os maus tratos com os animais do Brasil. Não tem como divulgar isso se não for pela mídia, o grupo de proteção ao animal é um grupo muito fechado. E existe uma tendência a achar que quem gosta de bicho não gosta de gente, o que não é verdade. Qualquer brecha na mídia seria ótimo.
(05:29:50) Marcinho: PESSOAS DE CIDADES VIZINHAS PODEM ESTAR ADOTANDO?
(05:39:20) Juliana Bussab: Marcinho, se for na grande SP sim, se for possível ir aos lugares para verificar a casa nós doamos. Caso contrário, nós indicamos outros lugares nestas regiões.
(05:40:05) Juliana Bussab: Quem adota gato com a gente acaba ficando nossos amigos, então sempre temos notícias. Eles nos mandam fotos que colocamos no blog do site. Sempre mantemos contato, mantemos uma pasta com todos os dados dos adotantes. Temos uma cartilha para os adotantes com umas dicas básicas que entregamos no dia da adoção. Mas como conversamos muito estas dicas são passadas antes.
(05:47:40) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:29:54) Paula Miguel: Parabéns pelo trabalho de conscientização de adoção resposável! Qual a melhor forma de levar essa conscientização cada vez mais longe?
(05:43:16) Juliana Bussab: Paula Miguel, é ensinar, não tem fórmula mágica. Tudo o que aprendi nestes anos sobre proteção animal foi com as pessoas que estavam nesta área. Mas tem que falar com todos, seja o dentista, a manicure etc. Se ouvir um caso de maus tratos ou de pessoas que tem vários animais tem que ir lá e ensinar com calma. Dizemos para não jogá-los na rua, indicamos ONGs para buscar uma solução. Tem que ir conscientizando as pessoas aos poucos. Não adianta querer um bicho sem poder cuidar bem dele, tem que dar muito amor, atenção e carinho. Isto vai custar. Acontecem muitas coisas tristes de pessoas que abandonam cães depois de 15 anos com ele. E a única solução é conscientizar desde pequenos. Temos várias idéias, mas ainda não deu tempo de realizar como ir para escolas para conscientizar as crianças.
(05:31:10) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:44:49) Juliana Bussab: Vivemos em um mundo tão louco que as pessoas nem pensam nesta coisa séria que é abandonar um bicho. Tem casos de cães que ficam de 20 a 30 dias na porta da casa de quem os abandonou. Além de tudo, ele terá uma morte terrível, passando fome e frio. Tem gente que os maltratam. Se tivermos toda uma geração de boas almas que entendam os sentimentos dos animais será uma solução para não haver mais abandono.
(05:29:59) Raquel Rignani: Juliana Boa tarde!!como devemos agir ao encontrar pessoas que ten preconceito com gatos pretos?
(05:47:05) Juliana Bussab: Raquel Rignani, o preconceito com o gato preto vem de tanto tempo que é difícil de explicar. Uma vez fiz uma matéria falando sobre isso. Vem de tantos séculos que são associados à magia negra ou ao azar. Estas crendices não têm pé nem cabeça, mas é difícil de as pessoas deixarem de acreditar. Respeitamos quando não querem gatos pretos. Mas o grande problema com os gatos pretos não é apenas isto, tem pessoas que fazem rituais com eles. Há casos de gatos encontramos com os olhos ou boca costurados ainda vivos. Não podemos controlar o preconceito, então não sei bem qual seria a resposta certa, mas sei que qualquer preconceito é ruim.
(05:49:54) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:30:04) Micha: Quantos gatinhos já foram doados até agora atraves do site?
(05:40:23) Juliana Bussab: Micha, cerca de 2.000 gatos...
(05:32:04) marisa: quais as novidades que o AUG pretente colocar em prática nos próximos meses?
(05:48:00) Juliana Bussab: marisa, estamos planejando uma feirinha no final do ano para vender os nossos produtos, uma feirinha de Natal. Teremos calendário, um agenda, moletons para vender e arrecadar dinheiro para cuidar de nossos gatinhos.
(05:32:17) Amo Gatos: Juliana parabéns pela iniciativa, amo gatos e odeio quem maltrata esses bichinhos inofencivos... vc poderia me responder qto tempo em média vive um Gato?
(05:48:29) Juliana Bussab: Amo Gatos, quando muito bem cuidados há gatos que vivem até 23 anos, tem gente que cuida tão bem que eles vivem tanto. Mas claro que tem que ter uma predisposição do gato. A média de vida deles é de 15 anos.
(05:54:36) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:36:04) gatinha10: me falaram que é melhor adotar dois gatinhos de uma vez. Por que?
(05:50:50) Juliana Bussab: gatinha10, isto é verdade, é sempre legal pegar dois gatos que já se conheçam, que se dêem bem. Gato é um animal que está acostumado a viver com outros gatos. Quando tem uma companhia eles são mais felizes, isto cria um ambiente e uma afinidade que faz bem para a saúde deles. Quanto ao sexo ou idade, não tem uma fórmula certa. É uma coisa totalmente inesperada. Tem que procurar um gato com uma personalidade parecida com a do outro e colocá-los juntos para irem se acostumando. No final o outro gato vai entender que este gato integrante da família veio para ficar.
(05:36:09) Bea: gostaria de saber sobre mononucleose e os móveis arranhados por gatos
(05:52:53) Juliana Bussab: Bea, se você não quer móvel arranhado compra um de pelúcia porque os gatos arranham mesmo. Tem algumas dicas para não arranharem os móveis como colocar fitas adesivas com dupla face no local onde arranham ou sprays. O gato tem que ter um arranhador, eles precisam arranhar. Neste ato eles soltam pelas patinhas uma substância para demarcar território e este ato é um exercício para as costas e braços. Então vá a um petshop e compre o maior arranhador que tiver. Se não puder comprar pode mandar fazer um.
(05:54:40) Juliana Bussab: Bea, o gato é só o portador da toxoplasmose, não é o transmissor. Então se tiverem o mínimo cuidado sanitário as pessoas não pegam. Ele é o portador, mas não passa para as pessoas. Há situações loucas em que as pessoas contraem toxoplasmose de gatos quando ele faz coco na horta ou se a pessoa coloca a mão dentro de sua caixa de areia e não lava.
(05:56:48) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:36:39) sarah: como é posível trabalhar como voluntária
(05:55:11) Juliana Bussab: sarah, há cada 15 dias nós nos reunimos em nossa sede para conversar sobre os gatos, será um prazer te receber lá.
(05:36:18) Carol: Juliana, tenho um gatinho preto super brincalhão, as vezes acho que ele mia demais, pode ser um problema? Alguns miados até identifico mas alguns não, é possível identifica-los?
(05:55:59) Juliana Bussab: Carol, não sei como responder isso, pois teria que ser alguém bem entendido em adestramento ou comportamento animal. Isto pode ser solidão, mas não sei como identificar miados.
(05:38:28) Dani: Juliana, tenho um gato muito mimado, acho que outro gatinho melhoraria a qualidade de vida do meu, isso é real, como proceder para que meu gato aceite o novo?
(05:58:10) Juliana Bussab: Dani, tem que fazer a adaptação bem devagar. Se o seu gato for muito mimado e estiver há muitos anos sozinho eu sugiro para não pegar outro gato. Tem casos em que é melhor não adotar. Há gatos que vivem dez anos sozinhos tratados a pão de ló, são mal-humorados etc. Mas se for um gato mais jovem e que você veja a possibilidade de ter outro te aconselho a escolhê-lo no site. Daí vai aproximando devagar e espere, a natureza é muito sábia. Dá para adotar outro gato se o seu gato tiver idade de oito a dez anos.
(06:03:14) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:42:17) cadu: Boa Tarde... adotei uma gata que pariu la no quintal de casa... só tenho esperiencia com cachorros até agora... gato tem que ter algum cuidado especial ou é a mesma maneira... comida... agua limpa...
(05:59:21) Juliana Bussab: cadu, tem que ter segurança, pois não é como cachorro que um portão segura. Já que a gatinha teve gatinhos, a principal coisa a fazer é castrá-la. Não é como cães que exigem banhos, mas tem que vacinar e dar uma boa ração.
(05:42:59) Jêru: Olá Juliana, dei uma olhada no site, e todos os gatinhos são lindinhos, não entendo como pode ter uns que estão lá a anos. Qual será a explicação p/ isso?
(06:01:03) Juliana Bussab: Jêru, não tenho explicação. Há gatos que não entendemos porque não são adotados. Temos uma gata linda que espera adoção há cinco anos, ela fica lá e ninguém se interessa por ela. Temos duas adultas, sendo uma com toda a pelagem de melancia, aquele tigrado mais grosso e largo, que é linda, um doce e a Isolda que é peluda e preta e ninguém as adota.
(05:48:17) pimenta: sou a mãe da crocante, agora lou salomé
(05:48:20) Marion: Oi Juliana! Eu sou a mãe do Frodo e do Sam e adotei os dois com vcs! Muito legal ver que o Adote um gatinho está com esta visibilidade hoje! :)
(05:48:29) Mae adotiva: Eu adotei meus dois gatinhos atraves de ONGs ha' 5 anos e estamos todos muitos felizes, eu e eles! Agradeco muito a pessoas como vcs pois hoje tenho dois amigos fieis e inseparaveis!
(06:02:18) Juliana Bussab: Mae adotiva, que bom...
(06:05:44) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:48:52) Erika Leonetti: Qual o gato que mais marcou a ONG? Que teve alguma coisa que ficou marcado para vocês?
(06:05:08) Juliana Bussab: Erika Leonetti, tem sim, quando fazemos um resgate nos doamos inteiras. Nós nos apegamos, levamos para casa, cuidamos de madrugada, aplicamos injeções. Teve alguns que nos marcaram muito. Teve uma gatinha que tínhamos um super carinho, uma gata sensacional que teve uma vida muito triste, pois viveu em uma casa sem condições de cuidar dela. Quando conseguimos tirá-la de lá e doá-la, ela adoeceu devido aos anos de maus-tratos. Quando morreu todos morremos um pouquinho também. Além de outros que esperam cinco anos pela adoção e ninguém queria.
(05:49:01) edu_ taxi dog: gostaria de ajudar financeiramente...como proceder?
(06:07:59) Juliana Bussab: edu_ taxi dog, entra no site (www.adoteumgatinho.org.br), na primeira página tem os nossos dados bancários. Tem o CNPJ da ONG, pode doar pelo pag seguro ou por depósito bancário. Também podem doar ração, areia etc. Se quiser levar as doações diretamente para sede você poderá visitar e conhecer os gatos.
(06:08:46) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:49:37) Fowler: UAU ! Jú no bate-papo que legal ! A pergunta de um fã seu é essa: Quando o AUG terá filiais em outros Estados ?
(06:09:04) Juliana Bussab: Fowler, seria muito legal se tivesse. Mas é muito difícil pensarmos nisso agora já que acabamos de virar ONG e é muito difícil administrar tudo isso. Precisaríamos ter cabeças como as nossas em outros lugares, o que é difícil de encontrar. Começar uma coisa nova é muito trabalhoso também, por enquanto não temos nada a vista.
(05:57:56) Mãe do Artur: Tenho um macho não castrado, se adotar uma femea castrada pode ter algum problema? Deverei ter duas caixas de areia e dois comedores ou os gatos dividem as coisas?
(06:10:51) Juliana Bussab: Mãe do Artur, eles dividem numa boa. Tenho nove gatos e três caixas. Claro que a caixa tem que estar limpa, se estiverem sujas eles não usam, fazem do lado, fazem na pia ou no tanque. O que sugiro é mesmo que adote uma fêmea castrada, castre o seu macho, pois mesmo que ele saia para a rua vai demarcar o seu território dentro de casa.
(06:13:31) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:59:12) gatinha10: O que mais te desanima nessa jornada?
(06:13:51) Juliana Bussab: gatinha10, são os maus tratos, as atrocidades que fazem com eles. Outra coisa que desanima muito é ver tantas pessoas boas engajadas no movimento sem apoio nenhum. Os animais são sempre colocados como se não fossem seres vivos. Vemos que apesar de tudo o que fazemos, ainda tem tanta coisa por se fazer. Isto dá um desânimo, mas temos que continuar ir atrás. Tem que ensinar e conscientizar as pessoas. Quem faz estes trabalhos são voluntários, pessoas que deixaram as suas famílias, fazem tudo isso por amor e não tem nenhum apoio. É preciso haver um super apoio do governo, das prefeituras, porque este trabalho que fazemos não deixa de ser um serviço de zoonose que deveria ser oferecido pelo governo.
(06:14:21) Juliana Bussab: Temos uma lista de veterinários que fazem as cirugias a preços mais acessíveis. E temos dois veterinários que fazem um preço especial para nós podermos castrar.
(06:04:16) Dani: Oi Juliana... Uma amiga minha tem uma gatinha, que é criada na coleira, a gata deve ter uns 3 ou 4 meses... Quando vi, fiquei horrorizada... Pode criar gato na coleira?
(06:15:52) Juliana Bussab: Dani, não pode, você deve falar para a sua amiga que isto é uma judiação. Se já avisou e ela não aceitou tem que ir lá e passar a mão na gata. Como todo animal, o gato quer viver livre. E não é como cachorro que fica condicionado a viver preso durante certos períodos do dia. Não coloquem gatos na coleira de jeito nenhum, pois eles podem acabar se enforcando.
(06:18:11) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(06:17:26) Juliana Bussab: Em casos de maus-tratos, a primeira coisa a fazer é ligar para a polícia. Não deve se complicar criando encrenca por causa disso. Se a polícia se recusar a ir, tem que explicar que é uma situação de maus-tratos. Hoje os policiais sabem que tem que ir lá e conferir. Em muitos casos a polícia dá uma bronca e acaba não fazendo nada, então deve-se fazer um BO e entrar em contato com alguma ONG especializada em casos de maus-tratos para tentar fazer um resgate. Mas não deve se calar...
(06:04:36) KATIA: juliana precisava saber como que posso colocar minha gatinha pra doação não posso cuidar dela. minha filha a ama mais ela tem muita alergia e alem disso um cachorro.voce oderia me indicar um lugar que eu possa colocar pra doação?
(06:18:58) Juliana Bussab: Katia, é como falei antes, as pessoas se comprometem a ter o bichinho e de repente não podem cuidar mais. A primeira coisa a fazer é ter paciência, pois não se doa gatos de um dia para o outro. Pode mandar fotos da gatinha, mas não posso recebê-la agora, pois estou com o limite máximo estourado. Então a mantenha em sua casa e entre em contato.
(06:19:21) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(06:11:34) RICK/41: Juliana...só entrei para dizer q sou fã do trabalho de vcs...parabéns! No céu dos gatos vcs já tem uma caixinha confortável pra passar a eternidade...rs...
(06:11:36) Antonia: Oi Suzana, mais uma vez gostaria de parabenizar a sua atitude.
(06:12:09) Nina: Boa Tarde Juliana, Tudo bem? Eu participei de contribuições para ajudar que tinha na época telas de gatos de replica do Aldemir Martins e outra de um gato em cima do piano que amei de outra pintora. Gostaria de lhe dar os parabéns pela organização e atuação em atituded tão nobres e importantes em carinhos e cuidados com gatos sem adoções.
(06:12:21) Nathalie: Juliana, queria parabenizar você e as demais meninas pelo trabalho que fazem. Sou apaixonada por gatos e neste ano adotei dois machinhos com você. Também faço doações mensais para a Shannon.
(06:12:35) Gathão: Boa tarde. Passei apanas para dar os parabéns pelo belo trabalho. Eu adotei uma gatinha, que hoje é minha companheira inseparável.
(06:13:04) teia: Tenho quatro felinos, lindos, e eu adotaria mais alguns! O trabalho de vocês é maravilhoso! Parabéns!
(06:20:16) Juliana Bussab: Obrigado a todos por este carinho...
(06:21:37) Juliana Bussab: Para adotar um gatinho entre no site (www.adoteumgatinho.org.br), escolha o gato pela foto e pelo seu perfil, clique no "Saiba mais sobre mim" e aí irá para outra página explicando as condições para poder adotar, se você se encaixar em nosso perfil deverá clicar em "Eu me encaixo no perfil" e preencher um questionário. Aí entraremos em contato no prazo de uma semana. Faremos uma vistoria na casa e tiraremos todas as dúvidas da pessoa. Quando estiver resolvido se vai adotar ou não faremos a vistoria na casa e entregaremos o gatinho.
(06:22:53) Juliana Bussab: Por favor, castrem seus animais. Tem muitos animais abandonados e não tem casa para toda esta população. As pessoas se importam cada vez menos com os animais. Tem que castrar, se não tiver condições pergunte para os veterinários para indicarem alguma ONG. Se virem algum mau-trato não se calem. E não maltratem os animais. Obrigada a vocês.
(06:28:51) Geovanna-UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Juliana Bussab e de todos os internautas. Até o próximo!
(05:19:29) carola: oi juliana, como surgiu a ONG?
(05:22:14) Juliana Bussab: carola, eu e a Susan nos conhecemos em um projeto de mutirão de castração e conversamos sobre os gatinhos chegamos a conclusão de que era melhor fazer um site para doar os gatinhos que recolhíamos em nossas casas, era uma coisa bem amadora. Aí a Susan montou a página e este site foi para o ar em 2003. Durou cinco anos para transformar o Adote Um Gatinho em ONG. O site começou a crescer e não tínhamos mais controle de tanto trabalho então resolvemos transformar em ONG para agregar voluntários e dividir tarefas. Conseguimos juntar a papelada em setembro do ano passado e virou ONG. Isto ajuda muito, pois passamos a ser mais respeitados. Pudemos cadastrar os voluntários e fazer uma coisa mais organizada. Na parte de arrecadação ainda não deu resultado, mas isto se deve ao pouco tempo como ONG.
(05:23:43) Juliana Bussab: A sede do Adote Um Gatinho fica na Barra Funda, mas é um lugar um pouco improvisado. Nós precisamos de um lugar para colocar os "encalhados", aqueles que demoram mais para serem adotados. Temos 39 voluntários hoje. No abrigo tem 40 gatos. As voluntárias tiraram os mais adoentados. Na casa da Susan tem 34 e em nossa veterinária tem mais uns 18 ou 20.
(05:24:24) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:20:29) Nice: Por que vocês são tão exigentes com as pessoas que querem adotar os gatinhos ?
(05:26:03) Juliana Bussab: Nice, nestes cinco anos com o Adote Um Gatinho já passamos por tanta coisa que passamos a não confiar tanto nos que as pessoas falam. Várias vezes doamos gatos achando que estava tudo certo. Para adotar um gato tem que ter várias coisas, mas passamos por momentos ruins ao ver, por exemplo, gatinhos caíram da janela. Nós fazemos todos os cuidados necessários e queremos que as pessoas dêem o mesmo tipo de vida que estávamos dando a eles. Então tem que ter veterinário, vacinar, ter rede de proteção nas janelas etc. Nós fazemos todas as perguntas possíveis para doar.
(05:21:43) Oaxiac Odéz: Vc acha que a castração é um procedimento correto com o animal? Não existe um método contraceptivo menos radical?
(05:27:49) Juliana Bussab: Oaxiac Odéz, fora a castração, o único método contraceptivo seria as fêmeas tomar pílulas, mas este remédio dá câncer, tumor nas mamas das gatinhas, isto foi comprovado cientificamente. Então o melhor método é a castração. Sem isso os gatinhos nascem e as pessoas jogam as ninhadas nas ruas. Um profissional não leva meia hora para fazer uma cirurgia de castração e não tem nenhum caso em que isto fez mal a eles. Tem que castrar.
(05:39:27) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:24:46) Anita: a castração segura o animal dentro de casa?
(05:28:38) Juliana Bussab: Anita, gato que não é castrado quer ir para a rua. Se ele for castrado depois de adulto e se estiver acostumado a ir para a rua continuará querendo, não poderemos mudar todos os seus hábitos, mas ele começará a ficar mais caseiro.
(05:29:42) Juliana Bussab: Nós trabalhamos, temos empregos, por isso geralmente fazemos a vistoria nas casas a noite e de sábados e domingos. Mas vistoriamos todas as casas antes de doar.
(05:25:37) gatinha10: quero adotar um dos gatinhos do projeto. Como faço?
(05:24:46) Minguita: Como devo agir a fim de adotar um gato?
(05:31:30) Juliana Bussab: Minguita, tem que entrar no site (www.adoteumgatinho.org.br) e escolher o gatinho. Depois clicará em "Saiba mais sobre mim" onde explicaremos tudo o que pode e não pode fazer. Tem que se encaixar no perfil, aí abrirá um questionário onde nós faremos mais algumas perguntas. Este questionário vem para mim ou para quem estiver cuidando do gatinho como alguma voluntária. No prazo de uma semana nós respondemos. Se não aprovarmos uma doação mandaremos um e-mail personalizado indicando outros lugares de adoção. Mas tentamos analisar cada adotante do melhor jeito possível.
(05:42:18) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:33:32) Juliana Bussab: Não é toda adoção que dá certo, se a pessoa adotou e se de repente o gato não aceitou a casa nova e a pessoa nos liga pedindo para trazer de volta para tentar outro gatinho ou mesmo em caso de as pessoas descobrirem que tem alergia a gatos, não tem problema devolver desde que devolva. É melhor o gatinho voltar para nós do que ser jogado na rua.
(05:25:54) Oaxiac Odéz: Quais são os principais cuidados quem um gato requer?
(05:35:07) Juliana Bussab: Oaxiac Odéz, primeiramente é a segurança, a casa tem que ser muito segura. A casa tem que ser toda fechada, a prova de fugas e em caso de apartamentos tem que ter tela em todas as janelas. Também tem que ter condições de criar o gato, para o caso de ter levar a um veterinário. Também tem que dar ração de boa qualidade.
(05:25:57) Oaxiac Odéz: É verdade que os gatos não ligam muito para seus donos tendo uma total independência emocional?
(05:36:22) Juliana Bussab: Oaxiac Odéz, eles são muito independentes ao mesmo tempo em que são dependentes. Ele é independente com relação aos cuidados. Quando o dono sai, ele se vira sozinho e quando o dono fica em casa ele quer ficar com ele. Eles são muito carinhosos, amorosos. Quem acha que gato não é carinhoso com o dono é porque não teve gato.
(05:43:33) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:25:54) Minguita: Luiza Mell, foi demitida da Rede TV! terminando assim seu "Late Show". Já tivemos o "Tv Animal" com o Gugo Liberato e a Angélica. Faz muita falta um programa desses no ar. Tem algum projeto de algum programa televisivo?
(05:37:49) Juliana Bussab: Minguita, nunca pensamos nisso. Mas realmente faz falta um programa que tenha chance de mostrar os maus tratos com os animais do Brasil. Não tem como divulgar isso se não for pela mídia, o grupo de proteção ao animal é um grupo muito fechado. E existe uma tendência a achar que quem gosta de bicho não gosta de gente, o que não é verdade. Qualquer brecha na mídia seria ótimo.
(05:29:50) Marcinho: PESSOAS DE CIDADES VIZINHAS PODEM ESTAR ADOTANDO?
(05:39:20) Juliana Bussab: Marcinho, se for na grande SP sim, se for possível ir aos lugares para verificar a casa nós doamos. Caso contrário, nós indicamos outros lugares nestas regiões.
(05:40:05) Juliana Bussab: Quem adota gato com a gente acaba ficando nossos amigos, então sempre temos notícias. Eles nos mandam fotos que colocamos no blog do site. Sempre mantemos contato, mantemos uma pasta com todos os dados dos adotantes. Temos uma cartilha para os adotantes com umas dicas básicas que entregamos no dia da adoção. Mas como conversamos muito estas dicas são passadas antes.
(05:47:40) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:29:54) Paula Miguel: Parabéns pelo trabalho de conscientização de adoção resposável! Qual a melhor forma de levar essa conscientização cada vez mais longe?
(05:43:16) Juliana Bussab: Paula Miguel, é ensinar, não tem fórmula mágica. Tudo o que aprendi nestes anos sobre proteção animal foi com as pessoas que estavam nesta área. Mas tem que falar com todos, seja o dentista, a manicure etc. Se ouvir um caso de maus tratos ou de pessoas que tem vários animais tem que ir lá e ensinar com calma. Dizemos para não jogá-los na rua, indicamos ONGs para buscar uma solução. Tem que ir conscientizando as pessoas aos poucos. Não adianta querer um bicho sem poder cuidar bem dele, tem que dar muito amor, atenção e carinho. Isto vai custar. Acontecem muitas coisas tristes de pessoas que abandonam cães depois de 15 anos com ele. E a única solução é conscientizar desde pequenos. Temos várias idéias, mas ainda não deu tempo de realizar como ir para escolas para conscientizar as crianças.
(05:31:10) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:44:49) Juliana Bussab: Vivemos em um mundo tão louco que as pessoas nem pensam nesta coisa séria que é abandonar um bicho. Tem casos de cães que ficam de 20 a 30 dias na porta da casa de quem os abandonou. Além de tudo, ele terá uma morte terrível, passando fome e frio. Tem gente que os maltratam. Se tivermos toda uma geração de boas almas que entendam os sentimentos dos animais será uma solução para não haver mais abandono.
(05:29:59) Raquel Rignani: Juliana Boa tarde!!como devemos agir ao encontrar pessoas que ten preconceito com gatos pretos?
(05:47:05) Juliana Bussab: Raquel Rignani, o preconceito com o gato preto vem de tanto tempo que é difícil de explicar. Uma vez fiz uma matéria falando sobre isso. Vem de tantos séculos que são associados à magia negra ou ao azar. Estas crendices não têm pé nem cabeça, mas é difícil de as pessoas deixarem de acreditar. Respeitamos quando não querem gatos pretos. Mas o grande problema com os gatos pretos não é apenas isto, tem pessoas que fazem rituais com eles. Há casos de gatos encontramos com os olhos ou boca costurados ainda vivos. Não podemos controlar o preconceito, então não sei bem qual seria a resposta certa, mas sei que qualquer preconceito é ruim.
(05:49:54) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:30:04) Micha: Quantos gatinhos já foram doados até agora atraves do site?
(05:40:23) Juliana Bussab: Micha, cerca de 2.000 gatos...
(05:32:04) marisa: quais as novidades que o AUG pretente colocar em prática nos próximos meses?
(05:48:00) Juliana Bussab: marisa, estamos planejando uma feirinha no final do ano para vender os nossos produtos, uma feirinha de Natal. Teremos calendário, um agenda, moletons para vender e arrecadar dinheiro para cuidar de nossos gatinhos.
(05:32:17) Amo Gatos: Juliana parabéns pela iniciativa, amo gatos e odeio quem maltrata esses bichinhos inofencivos... vc poderia me responder qto tempo em média vive um Gato?
(05:48:29) Juliana Bussab: Amo Gatos, quando muito bem cuidados há gatos que vivem até 23 anos, tem gente que cuida tão bem que eles vivem tanto. Mas claro que tem que ter uma predisposição do gato. A média de vida deles é de 15 anos.
(05:54:36) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:36:04) gatinha10: me falaram que é melhor adotar dois gatinhos de uma vez. Por que?
(05:50:50) Juliana Bussab: gatinha10, isto é verdade, é sempre legal pegar dois gatos que já se conheçam, que se dêem bem. Gato é um animal que está acostumado a viver com outros gatos. Quando tem uma companhia eles são mais felizes, isto cria um ambiente e uma afinidade que faz bem para a saúde deles. Quanto ao sexo ou idade, não tem uma fórmula certa. É uma coisa totalmente inesperada. Tem que procurar um gato com uma personalidade parecida com a do outro e colocá-los juntos para irem se acostumando. No final o outro gato vai entender que este gato integrante da família veio para ficar.
(05:36:09) Bea: gostaria de saber sobre mononucleose e os móveis arranhados por gatos
(05:52:53) Juliana Bussab: Bea, se você não quer móvel arranhado compra um de pelúcia porque os gatos arranham mesmo. Tem algumas dicas para não arranharem os móveis como colocar fitas adesivas com dupla face no local onde arranham ou sprays. O gato tem que ter um arranhador, eles precisam arranhar. Neste ato eles soltam pelas patinhas uma substância para demarcar território e este ato é um exercício para as costas e braços. Então vá a um petshop e compre o maior arranhador que tiver. Se não puder comprar pode mandar fazer um.
(05:54:40) Juliana Bussab: Bea, o gato é só o portador da toxoplasmose, não é o transmissor. Então se tiverem o mínimo cuidado sanitário as pessoas não pegam. Ele é o portador, mas não passa para as pessoas. Há situações loucas em que as pessoas contraem toxoplasmose de gatos quando ele faz coco na horta ou se a pessoa coloca a mão dentro de sua caixa de areia e não lava.
(05:56:48) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:36:39) sarah: como é posível trabalhar como voluntária
(05:55:11) Juliana Bussab: sarah, há cada 15 dias nós nos reunimos em nossa sede para conversar sobre os gatos, será um prazer te receber lá.
(05:36:18) Carol: Juliana, tenho um gatinho preto super brincalhão, as vezes acho que ele mia demais, pode ser um problema? Alguns miados até identifico mas alguns não, é possível identifica-los?
(05:55:59) Juliana Bussab: Carol, não sei como responder isso, pois teria que ser alguém bem entendido em adestramento ou comportamento animal. Isto pode ser solidão, mas não sei como identificar miados.
(05:38:28) Dani: Juliana, tenho um gato muito mimado, acho que outro gatinho melhoraria a qualidade de vida do meu, isso é real, como proceder para que meu gato aceite o novo?
(05:58:10) Juliana Bussab: Dani, tem que fazer a adaptação bem devagar. Se o seu gato for muito mimado e estiver há muitos anos sozinho eu sugiro para não pegar outro gato. Tem casos em que é melhor não adotar. Há gatos que vivem dez anos sozinhos tratados a pão de ló, são mal-humorados etc. Mas se for um gato mais jovem e que você veja a possibilidade de ter outro te aconselho a escolhê-lo no site. Daí vai aproximando devagar e espere, a natureza é muito sábia. Dá para adotar outro gato se o seu gato tiver idade de oito a dez anos.
(06:03:14) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:42:17) cadu: Boa Tarde... adotei uma gata que pariu la no quintal de casa... só tenho esperiencia com cachorros até agora... gato tem que ter algum cuidado especial ou é a mesma maneira... comida... agua limpa...
(05:59:21) Juliana Bussab: cadu, tem que ter segurança, pois não é como cachorro que um portão segura. Já que a gatinha teve gatinhos, a principal coisa a fazer é castrá-la. Não é como cães que exigem banhos, mas tem que vacinar e dar uma boa ração.
(05:42:59) Jêru: Olá Juliana, dei uma olhada no site, e todos os gatinhos são lindinhos, não entendo como pode ter uns que estão lá a anos. Qual será a explicação p/ isso?
(06:01:03) Juliana Bussab: Jêru, não tenho explicação. Há gatos que não entendemos porque não são adotados. Temos uma gata linda que espera adoção há cinco anos, ela fica lá e ninguém se interessa por ela. Temos duas adultas, sendo uma com toda a pelagem de melancia, aquele tigrado mais grosso e largo, que é linda, um doce e a Isolda que é peluda e preta e ninguém as adota.
(05:48:17) pimenta: sou a mãe da crocante, agora lou salomé
(05:48:20) Marion: Oi Juliana! Eu sou a mãe do Frodo e do Sam e adotei os dois com vcs! Muito legal ver que o Adote um gatinho está com esta visibilidade hoje! :)
(05:48:29) Mae adotiva: Eu adotei meus dois gatinhos atraves de ONGs ha' 5 anos e estamos todos muitos felizes, eu e eles! Agradeco muito a pessoas como vcs pois hoje tenho dois amigos fieis e inseparaveis!
(06:02:18) Juliana Bussab: Mae adotiva, que bom...
(06:05:44) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:48:52) Erika Leonetti: Qual o gato que mais marcou a ONG? Que teve alguma coisa que ficou marcado para vocês?
(06:05:08) Juliana Bussab: Erika Leonetti, tem sim, quando fazemos um resgate nos doamos inteiras. Nós nos apegamos, levamos para casa, cuidamos de madrugada, aplicamos injeções. Teve alguns que nos marcaram muito. Teve uma gatinha que tínhamos um super carinho, uma gata sensacional que teve uma vida muito triste, pois viveu em uma casa sem condições de cuidar dela. Quando conseguimos tirá-la de lá e doá-la, ela adoeceu devido aos anos de maus-tratos. Quando morreu todos morremos um pouquinho também. Além de outros que esperam cinco anos pela adoção e ninguém queria.
(05:49:01) edu_ taxi dog: gostaria de ajudar financeiramente...como proceder?
(06:07:59) Juliana Bussab: edu_ taxi dog, entra no site (www.adoteumgatinho.org.br), na primeira página tem os nossos dados bancários. Tem o CNPJ da ONG, pode doar pelo pag seguro ou por depósito bancário. Também podem doar ração, areia etc. Se quiser levar as doações diretamente para sede você poderá visitar e conhecer os gatos.
(06:08:46) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:49:37) Fowler: UAU ! Jú no bate-papo que legal ! A pergunta de um fã seu é essa: Quando o AUG terá filiais em outros Estados ?
(06:09:04) Juliana Bussab: Fowler, seria muito legal se tivesse. Mas é muito difícil pensarmos nisso agora já que acabamos de virar ONG e é muito difícil administrar tudo isso. Precisaríamos ter cabeças como as nossas em outros lugares, o que é difícil de encontrar. Começar uma coisa nova é muito trabalhoso também, por enquanto não temos nada a vista.
(05:57:56) Mãe do Artur: Tenho um macho não castrado, se adotar uma femea castrada pode ter algum problema? Deverei ter duas caixas de areia e dois comedores ou os gatos dividem as coisas?
(06:10:51) Juliana Bussab: Mãe do Artur, eles dividem numa boa. Tenho nove gatos e três caixas. Claro que a caixa tem que estar limpa, se estiverem sujas eles não usam, fazem do lado, fazem na pia ou no tanque. O que sugiro é mesmo que adote uma fêmea castrada, castre o seu macho, pois mesmo que ele saia para a rua vai demarcar o seu território dentro de casa.
(06:13:31) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(05:59:12) gatinha10: O que mais te desanima nessa jornada?
(06:13:51) Juliana Bussab: gatinha10, são os maus tratos, as atrocidades que fazem com eles. Outra coisa que desanima muito é ver tantas pessoas boas engajadas no movimento sem apoio nenhum. Os animais são sempre colocados como se não fossem seres vivos. Vemos que apesar de tudo o que fazemos, ainda tem tanta coisa por se fazer. Isto dá um desânimo, mas temos que continuar ir atrás. Tem que ensinar e conscientizar as pessoas. Quem faz estes trabalhos são voluntários, pessoas que deixaram as suas famílias, fazem tudo isso por amor e não tem nenhum apoio. É preciso haver um super apoio do governo, das prefeituras, porque este trabalho que fazemos não deixa de ser um serviço de zoonose que deveria ser oferecido pelo governo.
(06:14:21) Juliana Bussab: Temos uma lista de veterinários que fazem as cirugias a preços mais acessíveis. E temos dois veterinários que fazem um preço especial para nós podermos castrar.
(06:04:16) Dani: Oi Juliana... Uma amiga minha tem uma gatinha, que é criada na coleira, a gata deve ter uns 3 ou 4 meses... Quando vi, fiquei horrorizada... Pode criar gato na coleira?
(06:15:52) Juliana Bussab: Dani, não pode, você deve falar para a sua amiga que isto é uma judiação. Se já avisou e ela não aceitou tem que ir lá e passar a mão na gata. Como todo animal, o gato quer viver livre. E não é como cachorro que fica condicionado a viver preso durante certos períodos do dia. Não coloquem gatos na coleira de jeito nenhum, pois eles podem acabar se enforcando.
(06:18:11) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(06:17:26) Juliana Bussab: Em casos de maus-tratos, a primeira coisa a fazer é ligar para a polícia. Não deve se complicar criando encrenca por causa disso. Se a polícia se recusar a ir, tem que explicar que é uma situação de maus-tratos. Hoje os policiais sabem que tem que ir lá e conferir. Em muitos casos a polícia dá uma bronca e acaba não fazendo nada, então deve-se fazer um BO e entrar em contato com alguma ONG especializada em casos de maus-tratos para tentar fazer um resgate. Mas não deve se calar...
(06:04:36) KATIA: juliana precisava saber como que posso colocar minha gatinha pra doação não posso cuidar dela. minha filha a ama mais ela tem muita alergia e alem disso um cachorro.voce oderia me indicar um lugar que eu possa colocar pra doação?
(06:18:58) Juliana Bussab: Katia, é como falei antes, as pessoas se comprometem a ter o bichinho e de repente não podem cuidar mais. A primeira coisa a fazer é ter paciência, pois não se doa gatos de um dia para o outro. Pode mandar fotos da gatinha, mas não posso recebê-la agora, pois estou com o limite máximo estourado. Então a mantenha em sua casa e entre em contato.
(06:19:21) Geovanna-UOL:
Conheça os gatos que estão a espera de adoção na ONG "Adote um Gatinho" (Divulgação)
(06:11:34) RICK/41: Juliana...só entrei para dizer q sou fã do trabalho de vcs...parabéns! No céu dos gatos vcs já tem uma caixinha confortável pra passar a eternidade...rs...
(06:11:36) Antonia: Oi Suzana, mais uma vez gostaria de parabenizar a sua atitude.
(06:12:09) Nina: Boa Tarde Juliana, Tudo bem? Eu participei de contribuições para ajudar que tinha na época telas de gatos de replica do Aldemir Martins e outra de um gato em cima do piano que amei de outra pintora. Gostaria de lhe dar os parabéns pela organização e atuação em atituded tão nobres e importantes em carinhos e cuidados com gatos sem adoções.
(06:12:21) Nathalie: Juliana, queria parabenizar você e as demais meninas pelo trabalho que fazem. Sou apaixonada por gatos e neste ano adotei dois machinhos com você. Também faço doações mensais para a Shannon.
(06:12:35) Gathão: Boa tarde. Passei apanas para dar os parabéns pelo belo trabalho. Eu adotei uma gatinha, que hoje é minha companheira inseparável.
(06:13:04) teia: Tenho quatro felinos, lindos, e eu adotaria mais alguns! O trabalho de vocês é maravilhoso! Parabéns!
(06:20:16) Juliana Bussab: Obrigado a todos por este carinho...
(06:21:37) Juliana Bussab: Para adotar um gatinho entre no site (www.adoteumgatinho.org.br), escolha o gato pela foto e pelo seu perfil, clique no "Saiba mais sobre mim" e aí irá para outra página explicando as condições para poder adotar, se você se encaixar em nosso perfil deverá clicar em "Eu me encaixo no perfil" e preencher um questionário. Aí entraremos em contato no prazo de uma semana. Faremos uma vistoria na casa e tiraremos todas as dúvidas da pessoa. Quando estiver resolvido se vai adotar ou não faremos a vistoria na casa e entregaremos o gatinho.
(06:22:53) Juliana Bussab: Por favor, castrem seus animais. Tem muitos animais abandonados e não tem casa para toda esta população. As pessoas se importam cada vez menos com os animais. Tem que castrar, se não tiver condições pergunte para os veterinários para indicarem alguma ONG. Se virem algum mau-trato não se calem. E não maltratem os animais. Obrigada a vocês.
(06:28:51) Geovanna-UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Juliana Bussab e de todos os internautas. Até o próximo!