Folha de São Paulo - 24/05/2013
Campanha do Agasalho arrecada cobertores e caminhas para cães e gatos carentes
O tempo esfria e os moradores de rua não são os únicos prejudicados pelas baixas temperaturas. Por isso, a ONG Adote um Gatinho organiza desde 2009 a versão "animal" da Campanha do Agasalho, voltada para cães e gatos.
"Muitos dos beneficiados da campanha moram nas ruas, em jardins, cemitérios, estacionamentos, em quintais de terra batida. Uma simples gripe pode virar uma pneumonia e levar o animal ao óbito. O frio pode matar", conta Susan Yamamoto, uma das responsáveis pela ONG.
Entre os pontos de arrecadação estão 29 clínicas veterinárias e pet shops espalhados por São Paulo, que realizam a ação até 3 de agosto.
Campanha do Agasalho para cães e gatos
Ver em tamanho maior »E não são aproveitadas apenas roupas de cachorro. São bem-vindos cobertores, mantas, toalhas, caminhas, colchonetes, casinhas, cestos, além de tapetes e carpetes para isolar o frio do chão em locais mais abertos.
Os itens devem estar higienizados e não podem ter sido usados em animais com doenças contagiosas.
Quem quiser pode doar também remédios, potes, coleiras, ração e outros objetos.
A cada ano o número de arrecadação vem subindo. Em 2012, a campanha arrecadou 987 cobertores, 502 roupinhas e 200 toalhas --um bom saldo se comparado ao evento do ano de criação, que resultou 298 cobertores.
"A quantidade de animais abandonados, cuidados em abrigo ou mesmo nas ruas é imensa", lamenta Susan.
É possível contribuir com a ONG em qualquer época do ano --basta acessar o site oficial.