Metrô News - 04/03/2013

Uma história de dedicação aos felinos

Deisy De Assis - Olhos exóticos, caminhar elegante e sutileza no comportamento são características típicas dos felinos. Estas e outras peculiaridades fizeram que com duas amantes dos bichanos fundassem a ONG Adote Um Gatinho.

São 10 anos de trabalho de resgate, reabilitação e doação de gatos em todas as regiões de São Paulo. Ao longo de uma década, a entidade se consolidou por atuar com seriedade em prol da vida.

A Adote Um Gatinho ino- vou ao transformar a web em ferramenta aliada para promover a adoção, já no início dos anos 2000, quando a internet começava a se popularizar.

Vice-presidente da entida-de, Juliana Bussab menciona que ao participar de grupos de programas de castração ao lado de Susan Yamamoto, presidente da ONG, houve a sensibilização quanto ao destino dos animais. “Havia a castração para o controle populacional, mas os animais eram devolvidos às ruas. Então, criamos a página do Adote Um Gatinho, para ofe- recer a estes gatos a chance de serem adotados e terem um lar”, afirma Juliana.

Segundo a vice-presidente, um dos fatores que mais chamou atenção foi o texto escrito em primeira pessoa sobre a história do pet acom- panhando a foto do felino.


"Antes da adoção ´´feita uma avaliação nas residências e entrevista com os interessados."


Resgate - ONG tem 400 gatos para adoção, grande parte proveniente de ninhadas e animais que precisam de atenção

400 bichanos aguardam um lar

 

Hoje a ONG Adote Um Gatinho tem 400 bichanos. Juliana explica que grande parte dos resgates são de ninhadas e animais que precisam de maior atenção. “Por isso, ficam na casa de protetores para um cuidado maior, até que estejam mais fortinhos”, diz. Cerca de 6 mil gatos já foram resgatados, dos quais 5.400 foram adotados. “São em média 80 doações por mês”, afirma a vice-presidente Juliana Bussab.

O processo de adoção é iniciado pelo site (www.adoteumgatinho.org.br). Antes da adoção, é feita uma ava-liação nas residências e entrevista aos interessados.

Apadrinhamento e voluntariado

Equipe - Trabalho é feito por 40 voluntários na Adote um Gatinho

O trabalho na Adote Um Gatinho é possível a partir da atuação da equipe médica veterinária contratada e dos 40 voluntários que se dedicam por amor aos bichanos. Silvana Bueno Marques é uma das voluntárias. “Eu contribuía com doações e, em 2009, passei a atuar como voluntária”, afirma. Ela faz parteda área administrativa da ONG. “É uma satisfação contribuir com uma entidade que tanto faz por amor aos animais.”

Além do voluntariado há o apadrinhamento, em que é possível escolher um gatinho e contribuir mensalmente até que ele seja adotado. “Este valor, em torno de R$ 30, ajuda nos custos com alimentação e medicamentos", diz Juliana Bussab.


Custo mensal - Contribuições financeiras ajudam a manter gatos

 

ONG GANHOU PRÊMIO

O reconhecimento do trabalho com os gatos rendeu premiação em 2009, de R$ 75mil, promovido pelo Terra, no qual artistas indicavam ONGs para concorrer. A  cantora Pitty indicou a Adote um Gatinho, que venceu entre entidades de diversos segmentos com quase um milhão de votos.


ADOTE UM AMIGO

O Adote um Gatinho é uma associação que busca lares para gatos abandonados na Capital. Atuando há 10 anos, a ONG já ajudou mais de 5 mil gatinhos a ganhar uma família. Para adotar é necessário fazer o cadastro pelo www.adoteumgatinho.org.br. Dúvidas pelo e-mail informacoes@adoteumgatinho.org.br.