Terra - 27/05/2012

Pet também sente frio Capitais incentivam população a doar roupas para animais

Com a chegada do inverno, também começa a tradicional campanha do agasalho. O arrecadamento de roupas, cobertores e de outros utensílios protetores do frio para moradores de rua e famílias carentes acontece todos os anos, entre maio e agosto. Entretanto, não são apenas os seres humanos que necessitam de abrigo, afinal o frio atinge a todos.

Nas ruas, em terrenos abandonadas e até em cemitérios, encontram-se gatos e cachorros desamparados. Sem donos e sem tetos, os bichanos não têm como se proteger contra rígido inverno de algumas regiões do Brasil. Foi com o intuito de mudar essa situação que ONGs e prefeituras de algumas cidades pelo país encontraram um meio de ajudá-los durante a estação mais fria do ano. As campanhas de agasalho para animais são novidade em algumas cidades e em outras elas já ocorrem há alguns invernos, mas todas têm o mesmo objetivo: proteger os melhores companheiros do homem.

São Paulo
Em uma conversa informal, os membros da ONG Adote um Gatinho resolveram tomar uma atitude com relação aos animais que sofriam com o inverno da capital paulista. Para isso, iniciaram a Campanha do Agasalho para Cães e Gatos, que hoje está na sua quarta edição. “Começamos a campanha associada a pet shops e clínicas veterinárias, e as pessoas foram lá depositar doações nas caixas. Teve um sucesso muito grande e todo ano aumentou”, conta Silvana Bueno Marques, voluntária e organizadora de iniciativas como esta na ONG. O recebimento começou no dia 14 de maio e acontece até o 11 de agosto. Dentro deste período podem ser doados cobertores, tapetes, caminhas, toalhas, mantas, flanelas e roupas já usadas por outros animais de estimação. O repasse será feito para outras ONGs e protetores independentes, que cuidam de bichos que foram maus tratados ou moravam nas ruas. Também serão distribuídas peças em parques e cemitérios, onde muitos animais procuram abrigo. Famílias carentes que têm muitos desses companheiros em casa também receberão algo para aquecê-los durante o rigoroso inverno. Entre as cidades com pontos de arrecadação está Osasco, São Bernardo, São Caetano, Santo André e Campinas. As doações feitas em cada uma serão enviadas para lugares no próprio município. São 39 pontos de coleta, nos quais você pode levar suas peças para os bichinhos.

Curitiba
Na capital do Paraná, a iniciativa surgiu em 2008 pelas mãos da ONG Amigo Animal. Segundo o presidente e voluntário Marcelo Misga, o que eles mais recebem por ano são cobertores e tapetes, já que muitas pessoas aproveitam a estação para trocar o carpete. Além disso, podem ser doadas roupas para animais, panos, qualquer coisa que possa aquecer os gatos e cachorros carentes. Tudo que é arrecadado é enviado para os canis da ONG, que hoje abrigam em torno de 2000 cães. A campanha começou em maio e acontece durante toda a gelada estação. Os agasalhos podem ser entregues nas clínicas Arca de Noé, Nugvet, Derosso, na Pet Farma e nas pet shops Rei dos Animais e Raças e Vira Latas. Caso você não possa ir até o local para fazer a doação, basta entrar em contato com a ONG através do número 41 9918-7040 e um funcionário da equipe irá buscar as peças.

Florianópolis
A campanha foi lançada pela ONG Organização Bem-Animal, a OBA! e associada a um projeto chamado Cão Terapia, programa que leva voluntários para brincar e interagir com animais do Centro de Zoonoses de Florianópolis (CZF) e ajuda a divulgá-los para a adoção. A iniciativa acontece desde 2007. Este ano, as arrecadações serão revertidas para o canil municipal, mas a voluntária Fabiana Bast ressalta que se forem recebidas peças extras, a ONG irá repassá-las para lares carentes que abrigam cães e gatos. Animais que fazem do projeto Mutirão da Mata Fome, outro programa da OBA!, também estão entre os beneficiados pela campanha. O programa visita áreas de grande miséria, como favelas e aldeia indígenas, nas cidades de Palhoça e Biguaçu, para levar alimento e, agora, cobertores para os cães e gatos que alegram a vida das pessoas que ali vivem. A diretora da ONG, Ana Lúcia Martendal, explica qual a importância de levar peças para aquecer os bichinhos: “No inverno, os animais ficam com a imunidade mais baixa e contraem doenças com maior facilidade. Algumas destas doenças podem ser passadas para pessoas”. Para evitar que isso acontece, basta levar peças antigas de roupa e cobertores aos endereços disponíveis no site obafloripa.org. 

Blumenau
Na cidade de forte influência alemã em Santa Catarina, as arrecadações ocorreram de 28 de abril a 28 de maio por meio da ONG Parcão Blumenau. Quem ainda quiser doar pode fazê-lo. Tudo o que for recebido, mesmo depois da campanha, será enviado para famílias carentes, que tiraram animais da rua para transformá-los em seus fiéis companheiros. A presidente da organização, Sueli Silva Cidral do Amaral, conta que alguns cobertores, roupas, mantas, potes e tapetes já foram mandados para algumas famílias, inclusive para uma que abrigava 60 cachorros. Já é a segunda vez que a campanha ocorre e recebe o apoio da Pet Shop Way (Rua Johann Ohf, 1020), do Hospital de Clínicas Veterinária de Blumenau (Rua Paraíba, 217) e da Creche Quatro Patinhas (Rua Indaial, 99), onde podem ser encontrados pontos de coleta.

Porto Alegre
Diferente de outras cidades, em Porto Alegre, a mobilização surgiu pela prefeitura, inclusive pelas mãos da própria primeira-dama. Regina Becker é voluntária na Secretaria Especial de dos Diretos Animais (Seda) e lançou a iniciativa associada a anual Campanha do Agasalho para pessoas. Mesmo com opiniões controversas, os organizadores pretendem arrecadar ao todo, com roupas para animais e seres humanos, 100 mil peças. O que for doado será enviado para ONGs e canis regularizados, onde muitos animais sofrem com o frio e a umidade nesta época do ano. Para receber as doações, as entidades comprometidas com a proteção aos animais devem se cadastrar junto à Prefeitura Municipal. A grande vantagem da campanha é que cobertores rasgados e peças em mau estado, que antes eram descartadas, agora terão um destino: as camas dos canis.