Gatos X Alergia e em paz

Sou alérgico a gatos, e agora?

As alergias respiratórias são doenças extremamente frequentes, principalmente em grandes cidades. As duas manifestações mais comuns são a rinite alérgica, com obstrução nasal, espirros, coceira no nariz e coriza; e a asma, condição mais grave em que há tosse, chiado no peito e falta de ar.

No Brasil, a grande maioria das pessoas com alergias respiratórias são alérgicas à poeira doméstica, especialmente aos ácaros, que são animaizinhos microscópicos que se alimentam de restos orgânicos, principalmente pele descamada. O mofo também é uma causa comum de alergia. As alergias a pelos de animais são bem mais raras, mas dentre estas a alergia a gatos é a mais comum.

O gato pode produzir diversas proteínas com potencial de causar alergia, sendo as principais a Fel d1 e a Fel d4, presentes na saliva, produção de glândulas e descamação dos animais.

Caso você seja proprietário de um gatinho de estimação, e apresente rinite alérgica e/ou asma, tenha calma, não necessariamente você precisará se afastar do animal.

A primeira providência é procurar um médico e realizar um teste alérgico para determinar exatamente a o que você é alérgico. Como dissemos, na maioria das vezes o causador são os ácaros ou mofo. Neste caso, os cuidados a serem tomados consistem basicamente em evitar o acúmulo de pelos dos animais na área de maior permanência da causa, especialmente cama e sofás. Mais a frente veremos algumas dicas para conseguir este objetivo.

Agora, se realmente o teste alérgico mostrar alergia específica ao gato, claro que o ideal é optar por outro tipo de animal de estimação. Porém, se você já possui o gato as dicas abaixo podem ajudá-lo a se manter bem dos sintomas alérgicos sem se afastar do animal.

Importante lembrar que, além dos cuidados listados abaixo, o acompanhamento médico é essencial para garantir o controle da doença, muitas vezes livre de sintomas.

Dicas

  • Isole o gato de alguns cômodos da casa, especialmente o quarto. De preferência ele deve circular principalmente pelas áreas que sejam mais fáceis de serem limpas.
  • Utilizar um aspirador especial com filtro HEPA. Estes aspiradores são os únicos que conseguem retirar totalmente os alérgenos do ambiente.
  • Escová-los para retirar os pelos semanlamente
  • Lavar bem as mãos após acariciar o animal, evitando levar a mão aos olhos e nariz.
  • Pessoas com alergia a ácaros devem usar capas antiácaros para os colchões e travesseiros. Além disso, a roupa de cama deve ser lavada em água quente 2 vezes ao mês.
  • Gatos machos produzem mais alérgenos do que os machos castrados. As fêmeas são ideais por produzirem ainda menos alérgenos.

Dr Fabrízio Ricci Romano

https://www.fabrizioromano.com.br/

Voltar