Como adaptar novato e veterano

Quando chega um gato novo em casa

@@DPEQP

Isole o recém-chegado em um cômodo

Pode ser até no banheiro, contanto que a porta fique fechada o dia inteiro. Ajeite lá dentro os potes de comida e água, a caminha (ou equivalente) e a caixa de areia, assim o peludo se acostuma em paz com os cheiros do ambiente e da sua família.

Faça associações positivas

Coloque novato e veterano para comerem algo que eles gostem na porta do cômodo. A porta deve permanecer fechada. Eles não vão se ver, mas vão associar o cheiro do outro a comidas gostosas. Pode ser patê, sachê ou petiscos secos, mas o importante é eles receberem essa comida, sentindo o cheiro do outro.

Apresente primeiro o cheiro do veterano

Aos poucos você pode ir fazendo a apresentação de cheiros, sempre do gato residente para o mais novo. Você vai passar uma toalha, gaze ou algodão no veterano num momento em que ele estiver bem calmo e sossegado. Depois vai levar esse cheiro para o cômodo em que o mais novo está.

Troque os cheiros

Depois de um tempo, você pode fazer a troca de cheiros entre os gatos. Comece alternando brinquedos, arranhadores, caminhas, comedouros e bebedouros até trocar as caixas de areia. Assim, os gatos vão começando a dividir os recursos que estão disponíveis no ambiente.

Libere a casa aos poucos

Quando todo mundo parecer confortável, solte o novato, mas com supervisão. Essa fase inicial pode envolver bufadas, provocações e até patadas, portanto, é melhor ficar por perto. Se precisar sair, lembre-se de devolver o bichano ao cômodo em que ele está acostumado.

Associe sua presença a coisas bacanas

Sempre que os peludos estiverem juntos, ofereça petiscos, distribua carinhos, use brinquedos que estimulem a interação, como fitas e cordinhas. O mais importante é não fazer diferença entre eles.

Dê uma forcinha com feromônio sintético

Imitando o odor que os felinos exalam quando se sentem bem, o difusor de feromônio sintético acalma os ânimos da galera ― spray serve para situações pontuais, como visitas ao veterinário, devendo ser aplicado na caixa de transporte, não no bicho.

Aumente o número de recursos

As brigas entre gatos normalmente acontecem por disputa de recursos no ambiente. Então, nada de liberar a casa e reduzir a oferta, ok? Aumente o número de caixas de areia (1 caixa a mais para o número de gatos na casa, ou seja, 4 caixas para 3 gatos, por exemplo), espalhe comedouros e bebedouros pelos cômodos e disponibilize o máximo de caminhas e brinquedos possível.

Interrompa possíveis brigas

Não é legal deixar que as aproximações virem brigas, mas, se isso acontecer, produzir um som que cause incômodo, como jogar uma latinha com moedas no chão ou borrifar água no focinho do agressor, costuma funcionar. Se o clima esquentar, use uma almofada, toalha, cobertor ou o que encontrar por perto para separá-los, nunca as mãos! Muito menos atire coisas nos animais.

A adaptação pode demorar uma semana, um mês ou, às vezes, mais tempo. Mas uma hora os bichanos entendem que o amigo está ali para somar e passam a trocar lambidas solidárias ― na pior das hipóteses, eles aprendem a se tolerar, cada um no seu cantinho. Respire fundo e mantenha a calma.

Voltar