Blog Be Style - 29/11/2012

Adotar é o bicho

Cada vez mais os animais de estimação ganham espaço dentro de muitas famílias e, em certos casos, são tratados como verdadeiros “filhos”, conforme o carinho e o cuidado que os donos têm para com esses bichinhos.

 

Apesar do carinho e da vontade que algumas pessoas têm para adotar animais em situação vulnerável, o índice de abandono ainda cresce e os que mais sofrem são os cães e gatos, é o que aponta a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

 

Na maioria das vezes, o abandono é cometido por pessoas que enjoam dos animais ou não têm condições de cuidar devidamente, assim, os deixam nas ruas, vulneráveis a diversos tipos de doenças, maus tratos e acidentes.

 

Segundo dados do Centro de Zoonoses de São Paulo, o número de animais abandonados crescem em até 1 mil % no período das férias.

 

“Eles não têm com quem deixar os bichos e acabam os deixando nas ruas, sem carinho, sem proteção e sem cuidado. Esquecem que eles têm uma vida também e se apegam ao seu dono”, ressalta Ângela Maria, responsável pela ONG Vida Animal.

 

O abandono é crime, segundo o artigo federal da Lei n° 9.6051/98, e a pena para quem o comete é de três meses a um ano de detenção e multa. Como forma de controlar esse problema, a Secretaria de Saúde da Cidade de São Paulo, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, criou o projeto “Adote Um Amigo”,  que tem como objetivo encontrar um lar para os bichos que foram recolhidos das ruas.

 

O processo de adoção pode ser iniciado pela internet,  onde fotos dos cães e gatos são divulgadas, e, surgindo interesse, é preciso ir até o local para assinar um termo de responsabilidade de cuidado, assim o cão ou gato torna-se responsabilidade do tutor.

 

Muitas ONGs trabalham em função de resgatar e ajudar os animais das ruas, elas também contam com a internet, mas por meio das  Redes Sociais, onde contam um pouco sobre seus trabalhos, com o intuito de conseguir amparar os bichinhos. Promovem eventos e campanhas para doação de rações, remédios e adoção de animais, facilitando a divulgação.

 

Com fanpages no Facebook, o Clube dos Vira Latas e o Adote um Gatinho possuem mais de 500 mil pessoas que “curtem” suas páginas, assim ficam sabendo dos eventos promovidos por eles e contribuem com colaborações em dinheiro ou comprando produtos com o logo das ONGs, como no caso de Adote um Gatinho, que cuida dos gatos abandonados e vende produtos para arrecadar dinheiro para os cuidados com veterinário, banhos e outros.

 

Adotar vale mais do que comprar

 

O ato de levar a criança para escolher seu animalzinho, faz com que ela aprenda a ter o senso de ajuda, explica o psicólogo Moacir Lima. “Vale mais a pena adotar do que comprar, pois além de estar ajudando um animal que necessita de cuidados, as crianças aprendem a valorizar o bichinho, por saberem sobre as situações ruins que eles passaram enquanto estiveram nas ruas”, argumentou o psicólogo.

 

Além disso, “os pequenos criam o instinto de responsabilidade, pois, no ato da adoção, os responsáveis devem assinar um termo sobre os devidos cuidados com o animal adotado”, finalizou Moacir Lima.

 

Programa de adoção do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo

 

Desde 1984, o Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, promove diariamente a adoção de animais, sensibilizando a população sobre a importância da adoção dos animais sem lar. Mais de 400 animais sem raça definida, denominados “vira-latas”, com pelagem curta, longa, adultos, idosos, de todas as cores e alguns portadores de deficiência física, estão à espera de um dono.

 

Os animais disponíveis para serem adotados são vacinados, castrados, microchipados, com tratamentos antipulgas e carrapatos, vermifugados e passam por avaliações sobre seus comportamentos.

 

Para a adoção, os interessados passam por uma entrevista com os funcionários do CCZ. Os adotantes também são orientados quanto aos cuidados que devem ter com os animais e sobre o processo de guarda.

 

Para adotar, o animal deve ser registrado em nome do responsável que deve ser maior de idade e também deve levar uma coleira ou guia para transportar o novo companheiro, ou caixas transportadoras para gatos.

 

De segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h, os interessados devem comparecer na sede do CCZ, sendo obrigatório a apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e efetuar o pagamento no local no valor de R$ 16,20, sobre a taxa de adoção.

 

SERVIÇO

Conheça mais sobre o trabalho das ONGS e do CCZ

Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo

Rua Santa Eulália, 86 – Santana - São Paulo (SP)

Telefone: (11) 3397-8900

 

Adote um gatinho

Facebook: https://www.facebook.com/adoteumgatinho

 

Clube dos Viralatas

Facebook: https://www.facebook.com/ClubeDosViraLatas